terça-feira, 16 de junho de 2015

WHITE METAL - O HEAVY METAL EM NOME DE DEUS







                                                               AS LETRAS


As letras das banda white metal merecem um comentário a parte , já que é o único quesito que as diferencia das demais bandas de heavy . E , e também dentro desta ótica , o elenco de abordagem surgem sem cerimônia . Vide , por exemplo , o Mortification , que , em seu death urrado , assina uma letra que possui , apenas e tão somente , diversas passagens bíblicas .

Outras preferem imprimir doses discutíveis de bom humor em suas mensagens , como o Deliverance , que compôs Purgatory Sandwich with Mustard , que se constitui na unica frase cantada em toda a música .

Mais  interesante ó caso do Betrayal , cujo líder e guitarrista , Marcus Colan , andou se metendo com Satanismo . Uma vez convertido , hoje ele escreve letras que falam do Satanismo a partir de uma ótica cristã , álem de publicar periodicamente um calendário com as datas com os principais ritos satânicos , para que , segundo ele , os cristãos se unam em oração contra as forças do mal .

Mas não é só de religião que vivem as letras de white metal , já que elas são utilizadas também para pregar o que poderíamos chamar de `estilo de vida´  adotas pels músicos  Um exemplo disto é o  Justa Advertência , de Campinas , que na música Traição mostra uns versos até que interessantes sobr o uso das drogas - praticas que eles , obviamente , condenam .

 OS ESTILOS

 Pode ser uma experiência muito instrutiva escutar um apanhado de que existe de mais popular  em termos de white metal . O gênero abrange um grossário de tendências heavy , do death mais urrados ao heavy com puxadas hard , passando até mesmo pelo speedcore .


 

Divertido , por exemplo ,  é Mortification . Mostrando um death muitíssimo bem produzido , instrumentalistas e vociferações mil, acaba soando insólito quando se imagina queque aqueles esgares ininteligíveis seriam um louvor à Deus .


 

O criativo tecnothrash do Tourniquet merece também seu destaque , sobre tudo por ostentar um vocal poderoso e uma guitarra esperta .






O já citado representante do speedcore , o Believer , é outro grupo de respeito , sobre tudo pelo imstrumental apresentado - com exeção da bateria  um pouco quadradona demais .






Só que o título de ´melhor ´ louvor acaba ficando com o Barren Cross . Uma as mais saudadas bandas do gênero , opta por uma linha musical que fica entre Queensryche e Iron Maiden , mesclando muita melodia , ótimas guitarras e vocaís dramatícos . O tema In the Eye of the Fire  , por exemplo , foi registrado ao vivo , o que garante uma certa inseção contra as famosas maracutaias de estúdio - que podem fazer Erasmo Carlos soar como Freddie Mercury . O solo estupendo do contrabaixo é o fecho da chave de ouro que a faixa merece .

Porém , nem tudo é paraíso . ´´ Patético ´´ é o termo mais suave para definir o Deliverance , que , num thrash primário , que comete uma pretensa versão pesada de  ` Noite Feliz ´ !! Mas , tudo bem . Deus perdôa .

 A . C . M  - ROCK BRIGADE








Nenhum comentário: